sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Distrito de Cumaru luta pela autonomia política

A Microrregião do Médio Capibaribe, que é parte do Agreste Setentrional de Pernambuco, tem dez municípios: Limoeiro, Feira Nova, Passira, Cumaru, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Salgadinho, Machados e São Vicente Férrer. Mas se depender da população de Ameixas, distrito que atualmente pertence ao município de Cumaru, esse número pode aumentar para onze. 

A luta vem desde 2002, encabeçada pelo jovem Marcos Freire, filho do conhecido Manoelzinho Barbeiro, que mantém uma barbearia no distrito. Segundo Marcos, Ameixas vem crescendo muito, principalmente após a pavimentação da PE-97, que liga Ameixas á cidade de Bezerros. A autonomia política cada dia mais se torna um sonho que pode ser realizado em breve.

A vila vem tendo um ativo comércio, várias lojas, mercadinhos, padarias e lanchonetes, além de outros tipos de comércio, se espalham pela localidade. "Ameixas fica bem localizada, ás margens da PE-95, enquanto a sede do município fica 04 km distante da referida estrada. Até o nosso relevo é melhor, pois aqui é plano, enquanto Cumaru é muito acidentada. Ameixas tem tudo para crescer e se tornar uma cidade forte no futuro. Sem contar nossa proximidade com a Serra Negra, ponto turístico da região", destaca Marcos. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Eriberto Medeiros, na Assembléia Legislativa de Pernambuco.
Marcos apresentou um mapa, e o distrito tem um território maior que a sede do município. Caso a emancipação se concretize, Cumaru perderia suas divisas com os municípios de Riacho das Almas e Bezerros. Ameixas faria divisa ao norte com Surubim, ao sul com Bezerros, a leste com Cumaru e Passira, e a oeste com Riacho das Almas.

Andando por Ameixas, é possível ver algumas pessoas com as faixas pedindo a emancipação do distrito, como a da foto que está na cabeça da matéria. E assim, a vila segue na sua luta para que possa se tornar uma das primeiras cidades emancipadas no Século XXI. 
 
FONTE: LIMOEIRO NEWS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário