sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Panorama do segundo turno em Caruaru

Pela primeira vez na história de Caruaru, a cidade se juntou a Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para a realização de um segundo turno das eleições municipais. Caruaru ultrapassou a marca dos 200 mil eleitores necessários para provocar a realização de um "segundo tempo" caso o candidato que atingiu a primeira colocação não ultrapasse os 50% + 1 ou não tenha a soma dos votos dos concorrentes.

No segundo turno, dois deputados estaduais: Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB). Uma reedição de uma antiga rivalidade histórica e política em Caruaru. Em 1988 e 1996, João Lyra Neto, o pai de Raquel, venceu Tony Gel nas eleições, e em 2004, Tony Gel deu o troco, em uma das eleições mais polêmicas da história da cidade.

Raquel é deputada estadual, filha do ex-prefeito e ex-governador João Lyra Neto, filiada ao PSDB, mas já foi do PSB. Raquel atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Ela tem a preferência de eleitores de esquerda, apesar de estar numa legenda como o PSDB, adversária do bloco PT / PCdoB a nível nacional. Isso por que dificilmente alguém de esquerda poderá votar em Tony Gel, que pertenceu ao PFL / DEM durante anos.

Tony, atualmente, também exerce o mandato de deputado estadual. Tony foi radialista, apresentou um programa na Rádio Liberdade. Candidato a prefeito em 1988, pelo PTB, foi derrotado nas urnas. Em 1990, pelo PRN, foi eleito deputado federal, sendo da base aliada do então presidente Fernando Collor, tendo até votado contra o impeachment do mesmo em 1992. Nessa ocasião, filiou-se ao PFL. Em 1994, novamente eleito deputado, e em 1996, disputa novamente sem sucesso a eleição municipal. Em 1998, foi eleito deputado mais uma vez, mas desta vez, não conclui o mandato, por que em 2000, finalmente foi eleito prefeito em Caruaru, cargo para o qual seria reeleito em 2004, numa das eleições mais polêmicas da história da cidade. Em 2008, deixa a Prefeitura para se candidatar ao cargo de vereador, sendo o mais votado, assumindo em 2009. Permanece apenas até 2010, quando sai para disputar com sucesso o mandato de deputado estadual, sendo eleito novamente, já pelo PMDB, em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário